
Frida Kahlo
Uma casa azul chama a atenção de quem passa pela Calle Londres no bairro Coyoacán da cidade do México. É um azul diferente e a longa fila na rua já é um sinal que ali tem algo especial.
Construída por Guillermo Kahlo em 1904, ali nasceu e morreu Frida Kahlo e ali também viveu seu grande amor com Diego Rivera. A pintora de personalidade muito forte contraiu poliomelite aos seis anos de idade que resultou em uma lesão grave no pé direito. Aos 18 sofreu um acidente terrível onde teve as costas perfuradas por um para-choque e precisou ficar internada por muito tempo, reconstruindo o corpo seriamente danificado.

“La Columna Rota”
Durante esse período começou a pintar usando um cavalete adaptado à sua cama. Conheceu Diego em 1928 e casou-se com ele no ano seguinte. A partir de então sua arte evoluiu sob influência do marido que era também pintor e muralista.
Sua obra foi, mais tarde, classificada como surrealista, coisa que ela refutou anos depois, dizendo que não retratava sonhos, mas sim, sua própria realidade. Frida teve um casamento tumultuado com Diego, marcado por casos extra-conjugais de ambos e brigas homéricas. Chegaram a se separar mas anos depois voltaram a unir-se em 1940. Ela não teve filhos, apesar de ter engravidado algumas vezes. Seu acidente deixou-lhe sequelas graves no útero impedindo uma gravidez completa.

“La cama volando”
Morreu em 1954 aos 47 anos e suas cinzas estão em uma urna no seu quarto na casa azul. Deixou uma obra complexa e única, muitas vezes retratando seu sofrimento.

Urna com as cinzas de Frida
Sua casa agora transformada em museu guarda muito de sua história. Suas frases famosas estão pintadas nas paredes, seu quarto com a cama adaptada, muito impressionante.

“Nunca em toda vida esquecerei tua presença. Me encontraste destroçada e me devolveste inteira”
As cores fortes tão características de sua obra estão presentes em todos os cômodos e seu ateliêr com tintas, telas e sua cadeira de rodas foi o meu favorito.
Para fotografar a casa é preciso pagar, além do ingresso, uma taxa de 60 pesos e colocar um adesivo para que os fiscais identifiquem quem pode ou não fotografar. Essa taxa é só em dinheiro. O ingresso de 100 pesos pode ser pago no cartão de crédito.
Programa imperdível para quem se interessa por arte e história. Podemos encontrar obras de Frida Kahlo em outros museus na Cidade do México. Um deles é o Museu Dolores Olmedo, que foi a responsável pela Casa Azul após a morte de Diego Rivera. Lá tem uma sala dedicada à Frida com algumas de suas telas mais conhecidas. Outro programa sensacional na cidade.
A casa tem uma lojinha e uma cafeteria, além de um pátio externo. Faça uma visita virtual aqui. Para ver as obras de Frida que estão em exposição na casa clique aqui.
Museu Frida Kahlo – La Casa Azul website aqui.
Endereço: Calle Londres, 247 – Coyoacán – Cidade do México
O post Museu Frida Kahlo – La Casa Azul apareceu primeiro em Mezzo Mondo.